Resumo: GOTT, Richard. Cuba - Uma nova história.

·         Uma república para norte-americanos (1902 – 1909)
ü  1902 – Proclamação da República – Presidido por Estrada (representante do partido republicano, foi eleito sem concorrentes.)
ü  Características: “caracterizada por violência incessantes, corrupção dramática, revoltas militares, gangsterismo e intervenção militar esporádica dos EUA, a nova república também experimentou um crescimento econômico e uma prosperidade espetaculares para um pequena parcela da socidade”  (p. 134)
ü  Sentimento nacionalista do povo cubano, mas os mesmos imigravam para os EUA.  “as guerras e a incerteza econômica das décadas finais do domínio colonial provocaram uma imensa imigração, e a criação de uma grande população cubano-americana [...]” (p. 135)
ü  Emenda Platt: foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Desta forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estado-unidense 1933, quando um movimento popular conduziu ao poder Fulgêncio Batista, soldado e ditador, que governou Cuba duas vezes, de 1933 a 1944, período em que exerceu um governo forte e eficiente, e novamente de 1952 a 1959, apoiado pelos EUA, quando tornou-se ditador, encarcerando seus oponentes, usando métodos terroristas e fazendo fortuna para si e para seus aliados. (wikipedia)
ü  Houveram muitas fraudes eleitorais e os EUA foram convocados muitas vezes – por meio da Emenda Platt – para intervir nas fraudes.  Theodore Roosevelt declarou “estou muito irritado com a pequena república infernal de cuba” (p. 136). Houve uma intervenção em 1906 para impedir a criação de uma guerra civil em cuba.
ü  Em 1904, país divido entre Partido Republicano (conservador e centrista) e Partido Liberal (apoiava a autonomia local). Houve uma eleição, foi fraudada e os Republicanos com Estrada, ganharam. Partido liberal reclamou e “voltaram para a única arma com que estavam familiarizados, [...]. Com facões nas mãos, e outras armas simples, eles organizaram uma insurreição armada para derrubar o governo.” (p. 137). Episodio conhecido como Guerrita de Agosto
§  EUA interviu mandando William Taft (subsecretário de guerra) e Robert Bacon (subsecretário de Estado) , “tentar uma solução pacífica. [...] chegaram a Havana para mediar negociações entre Estrada e os Liberais” (p. 138).
§  Estrada renunciou a presidência, deixando Cuba sem governo. Dessa forma, Roosevelt enviou os Marines para evitar outra guerra civil.
§  Roosevelt escolhe Charles Magoon para presidência. Após 3 anos, chega ao poder Enoch Crowder, quem elaborou novas regras de eleições.
§  Em novembro de 1908, o Partidor Conservador com Gómes e Zayas, vence as eleições.

·         Uma república para colonizadores brancos vindos da Espanha
ü  Incentivo da imigração branca “O general Wood fez esforços especiais para respeitar o direito dos colonizadores espanhóis, esperando que permanecessem em Cuba para conduzir o país.” (p. 141)
·         Uma república negada aos negros: Evaristo Estenoz e o massacre de 1912
ü  Os negros cubanos forneceram grande força na guerra de independência porém não foram recompensados . Os denominados “homens de cor” foram rapidamente esquecidos principalmente pq a maioria de seus generais tinha morrido na guerra.
ü  “Evaristo Estenoz, um veterano de guerra que nascera como escravo [...]. Os negros haviam sido os arquitetos da luta da independência, argumentava ele, e lhes tinha sido roubados todos os frutos da vitória.” (p. 143). Evaristo apoiou o Partido Liberal mas com o passar do tempo notou que o partido nada fazia pela questão dos negros, dessa forma fundou, em 1907, o Partido de Cor Independente.
ü  Houve uma “guerra racial” onde cerca de 3 mil negros foram ferozmente morto por uma maioria esmagadora de cubanos brancos.  Estenoz foi morto em 12 de junho.
ü  “O massacre de 1912 permaneceu gravador a fogo na memória dos negros cubanos durante décadas. “ (p. 147)
·         Uma República para jogadores: Mario Menocal e Bert Crowder
ü  Extraordinária recuperação econômica. Transformação da indústria açucareira e da rede ferroviária.
ü  Mario Menocal, presidente conservador de 1913 a 1921, introduziu muitas reformas que incrementaram o poder da presidência, inclusive a modernização dos serviços armados, com a fusão do exército e da Guarda Rural, e a criação de um banco nacional em 1915. (p. 148)
ü  A revolução de La Chambelona onde os liberais organizaram uma revoltada armada contra a reeleição fraudada de Menocal em 1916. Os EUA não interviram e coube a Menocal derrotar a rebelião com seus próprios métodos repressivos.
ü  Menocal fora sucedido por Alfredo Zayas, Zayas enfrentou uma grande crise economia a qual foi superada com a ajuda dos EUA.
·         Uma república sob ditadura: Gerardo Machado, o Mussoline tropical, 1925-1933
ü  Eleições de 1924, os Liberais venceram com Gerardo Machado.
ü  Machado foi concontrolava a companhia elétrica de santa clara e, depois, viera a controlar a central de açúcar em Carmita.  “ A experiência de Machado nos negócios era um trunfo que sabia usar” (p. 153)
ü  Machado fez com que o Congresso decretasse o controle estrito de todos os partidos políticos. Não podia criar-se nenhum partido, e os antigos foram proibidos de efetuar reorganizações. “O caminho para um Estado de partido único estava aberto. O poder de Machado se sustentava no exército, logo o partido mais poderoso do país.”
ü  Sem se dar ao trabalho de convocar eleições, em 1928, estendeu seu mandato por mais 6 anos.
ü  Houve 3 principais organizações antimachado:  a CNOC; o Directorio Estudantil e a ABC.
ü  A CNOC, foi criada em 1925, e reuniu pequenos grupos de anarquistas, socialistas e comunistas, todos empenhados em trabalhar a favor das classes trabalhadoras. EM 1931, o Partido Comunista assumiu a CNOC. (p.154)
ü  Fora criado o Directorio Estudantil para protestar contra a atitude ditatorial do governo Machado.  Em 1927, Machado proibiu o Directorio. Mas em 1930, restabeleceu-se como organização secreta.
ü  Em 1931, surgiu o ABC (ninguém sabe o significado desse nome). Porém a ABC bebia da mesma fonte que Machado: o fascismo.  Eram liderados por Joaquín Martínez Sáens e Carlos Saladrigas, ambos eram advogados.
ü  A Grande Depressão de 30 golpeou Cuba mas os EUA, presidido por Franklin Roosevelt e sua política da Boa Vizinhança e o New Deal, fez com que os EUA não intervisse em Cuba. Dessa forma, Machado segurou até 12 de agosto de 1933 e deixou o país partindo para Nassau. Isso levou a primeira revolução de cuba do século XX.
·         Uma República para revolucionários: Antonio Guiteras e a Revolução de 1933
ü  “A Revolução de 1933 desdobrou-se em três fases distintas, à medida que cada um dos movimentos secretos anti-Machado emergiu das sombras para assumir o seu quinhão no governo. A primeira teve coloração semifascista,  e mal durou um mês, vindo do ABC o seu apoio político. A segunda foi uma experiência radical ultra-esquerdista que sobreviveu quatro meses e saiu do Directorio Estudantil, com Antonio Guiteras como ator principal. A terceira fase foi a contra-revolução e durou cinco anos, de 1934 a 1939, a qual adquiriu a sua coloração política com Fulgencio Batista, um digno sucessor de Machado.” (p. 158 e 159)
ü  Batista, datilógrafo mulato, escolheu o doutor Ramón Grau San Martín para a presidente. Presidiu apenas por quatro meses. Guiteras, nomeado ministro do Interior, da Guerra e da Marinha, era controlador nominal do exército, da marinha e da polícia. “Em 1934, criou o Joven Cuba, que reivindicava o socialismo; defendia a reforma agrária, a industrialização e a criação de uma companhia nacional de navegação; e esperava alcançar os seus objetivos com a luta armada e a infiltração nas forças armadas.” (p. 163)
ü  Os EUA não reconheceram a presidência de Grau. “O candidato favorito era Mendieta, líder do que restava do velho Partido Liberal. A crise se aprofundou como um todo, Guiteras organizou uma greve para proteger o governo vigente, mas o ânimo público estava mudando e os trabalhadores já não escutavam mais. Batista forçou Mendieta a aceitar a presidência e ele assumiu em 18 de janeiro, [...]” (p.165)

·         Uma república projetada por Fulgencio Batista, 1934-1952
ü  Batista fora o “árbitro da política cubana” e nos 25 anos seguintes, dominou Cuba.
ü  Até 1940, Batista manipulou os acontecimentos por baixo dos panos, após conseguiu ser vitorioso nas eleições.
ü  Com a presidência de Mendieta, os EUA romperam a Emenda Platt.
ü  Guiteras, com o Joven Cuba, tentou derrubar o governos enumeras vezes, mas não conseguiu pois o governo contava com "ventos populistas para içar as suas velas.” (p. 166)
ü  O Partido Comunista fez um acordo com Batista, podendo atuar legalmente. Houve então uma aliança entra Batista e o Partido Comunista.
ü  Batista fez uma nova constituição em 1940 e foi a primeira a ser produzida por uma Assembléia Constituinte. A constituição tinha forte viés progressista e tornou-se ponto de referência nos anos posteriores: “Os trabalhadores ganharam o direito constitucional à jornada de trabalho de 8 horas, à semana 44 horas e a um mês de férias remuneradas, e ainda pensão, previdência social obrigatória e indenização por acidente; a liberdade de associação e o direito de voto em eleições e referendos foram concedidos a todos os adultos com mais de 20 anos; e as mulheres ganharam pela primeira vez o direito de votar.” (p. 168)

·         O ataque de Castro ao quartel de Moncada, 26 de julho de 1953
ü  Na tentativa de derrubar Batista, Fidel Castro lidera um ataque armado ao quartel de Moncada, “a ação em si mostrou-s um fracasso desastroso, pouco mais do que um golpe mal preparado, como a descreveram os comunistas; ela não representou mais interesse na tradição insurrecional do país do que as ações perpetradas nos anos 1930. [...] O ataque também tornou o nome de seu líder conhecido em toda ilha”. (p. 171)
ü  Castro foi uma figura proeminente de sua geração. Os russos foram seduzidos por Castro desde  o começo, intelectuais europeus  revolucionários africanos também. Somente os EUA, não cederam ao seu charme, tendo Castro como um eterno inimigo.
ü  “Sob Castro, Cuba tornou-se um país comunista em que o nacionalismo era mais importante do que o sociolismo [...]~” (p. 173)
ü  Com o ataque a Moncada, Castro fora preso e julgado... Diz a lenda que ele como advogado, fez sua própria defesa.  Quando publicada a sua defesa, tal virou o manifesto do movimento revolucionário de Castro. Nele, havia as “cinco leis revolucionária”, que são: “A primeira, o retorno do povo ao poder e o restabelecimento da Constituição de 1940. A segunda versava sobre o direito à terra, prometendo que todos os que possuíssem menos de 67 hectares, ou que os ocupassem, receberiam títulos de propriedade, enquanto os proprietários existentes seriam indenizados com base no valor de dez anos de arrendamento. Uma terceira lei daria aos operários de grandes empresas industrias e de mineração um direito de participação de 30% nos lucros. A quarta assegurava os plantadores de açúcar 55% dos lucras da sua produção. A quinta lei atacava a corrupção e teria confiscado os bens dos que fossem considerados culpados de fraude durante governos anteriores.” (p. 175).
ü  Castro fora solto em menos de dois anos da sua sentença, beneficiando-se de uma anistia. Castro vai para o México onde conhece Ernesto Che Guevara. “Juntos, eles derrubariam o governo Batista e organizariam uma revolução cujas ondulações se espalhariam por todo o mundo.” (. 177)

·         O desembarque do Granma e a guerra revolucionária, 1956 – 1958.
ü  O desembarque em Granma destinava-se a atear uma insurreição popular em todo o país para a derrubada de Batista.
ü   A chegada do barco à nação antilhana foi o passo inicial para a formação primeiro dum destacamento guerrilheiro, logo do Exército Rebelde e finalmente das Forças Armadas Revolucionárias. A expedição, que fora delatada horas antes de sair, foi bombardeada pela aviação, de cujo ataque só sobreviveu uma vintena de combatentes dispersos, entre eles todo o estado maior e o Che, ferido a bala no ombro. Paralelamente, em Havana se anunciava oficialmente a morte de Fidel Castro junto com a liquidação dos tripulantes, os quais, na realidade, avançavam durante a noite rumo à Sierra Maestra.(socialismo.org.br  > site ai que eu achei legal)
ü  Com a reagrupação de Castro e companhia nas montanhas, Batista recriou os voluntários dos anos 1860, formas de grupos paramilitares.
ü  Em Sierra Maestra, Castro e os sobreviventes viviam em uma guerra de guerrilha onde eles entravam em guarnições militares isoladas para obter armas e munições e logo voltaram para as alturas impenetráveis das montanhas.
ü  Em 1958, o partido comunista decidiu usar sua influência a favor de Castro
ü  “Desde os primeiros dias em Sierra, sempre que se discutia o colapso final do regime de Batista, a noção de uma greve geral revolucionária era muito privilegiada [...]. A greve não seria apenas uma paralisação de trabalho, mas envolveria uma ampla gama de atividades anti-regime, incluindo sabotagens, assassinatos seletivos e eclosões de violência generalizada, as quais  se desdobrariam numa insurreição urbana.” (p. 187)
ü  Faustino Pérez, líder do Movimento nas cidades e da ‘resistência cívica’ foi ao acampamento de Castro para discutir os problemas relacionados ao projeto da insurreição urbana, Pérez dizia que as condições para o sucesso do movimento estavam maduras, mas Castro não tinha tanta certeza.
ü  Infelizmente Castro estava certo, “os trabalhadores não estavam preparados, a polícia e o exército estavam armados e prontos. Os ativistas urbanos e do Movimento não dispunham de armas suficientes para levar a cabo os seus esquemas diversionistas. A milícia se dispersou.”  (p. 188)
ü  “Com o fracasso da greve, Batista fez outro esforço determinado para desalojar os guerrilheiros de Sierra Maestra. Cerca de 10 mil soldados foram mandandos em maior contra a base de Castro [...]. ,e operações de bombardeio foram lançadas contra as colunas de Raúl ao norte. A ofernsiva durou mais de dois meses, mas os guerrilheiros conseguiram resistir.
A vitória sobre os soldados que tentaram tomar a Sierra foi um momento decisivo da guerra, um triunfo para os guerrilheiros que compensou o fracasso da greve.”
ü  Com as mensagens revolucionárias, os guerrilheiros conseguiram o apoio de muitas pessoas. Isto ocorreu, pois havia muitos camponeses e operários desiludidos com o governo de Fulgêncio Batista e com as péssimas condições sociais (salários baixos, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenças). Muitos cubanos das cidades e do campo começaram a entrar na guerrilha, aumentando o número de combatentes e conquistando vitórias em várias cidades. O exército cubano estava registrando muitas baixas e o governo de Batista sentia o fortalecimento da guerrilha.” (citação de um site aew, não é do livro!)

·         A aurora da Revolução: janeiro de 1959.
ü  “O general Batista se retirou na véspera do Ano-novo, voando da base de Camp Columbia para fora do país com a família e amigos. [...] Agora era a vez de Fidel.”(p. 190)
ü  A tarefa da Revolução era reordenar a sociedade e suturar as suas feridas.
ü  Castro nomeou Manuel Urrutia presidente. José Miró Cardona primeiro-ministro. Castro agora era Comandante-em-Chefe-Militar. Raúl Castro, ministro da Defesa.
ü  Urrutia fechou bordéis, antro de jogos e a loteria nacional.
ü  “Vários ministérios  novos foram criados, dos quais o mais imediatamente popular foi o Ministério da Recuperação de Bens Malversados, instituição dirigida por Faustino Pérez, designada para lidar com as propriedades e companhias de Batista e de seus amigos exilados. Foram criados dois ministérios sociais, o Ministério do Bem-Estar Social e o Ministério da Habitação. As primeiras medidas incluíam a redução de alugueis de casas e apartamentos, em alguns casos pela metade, e um corte nas taxas hipotecárias.” (p. 196)
ü  OBS: vide página 196 e 197 -> muito importante!

·         Os negros na Revolução, 1959
ü  Antes de 59, Castro nunca fez um discurso sobre a questão racial.
ü  O Partido Comunista foi o único que aderiu os negros. Castro, como estava publicamente distante dos comunistas, não fez parte dessa conexão.
ü  O diminuto apoio dos negros se deu pelo fato de que Batista era mulato, e dessa forma, os negros se identificavam com o presidente.
ü  Alguns negros, obviamente, apoiaram Castro mesmo assim. Castro fez um discurso que ficou conhecido como “Proclamação contra a Discriminação” e fechou todas as instalações feitas somente para brancos em Cuba que depois foi aberta a todos ou desativadas.
ü  Como a Revolução não podia admitir competidores, a Sociedade d Color (velhos canais de expressão cultural e das preocupações afro-cubanas) enfraqueceu.

·         A reação dos Estados Unidos à Revolução, 1959-1960
ü  “Os Estados Unidos enviaram uma nota oficial de protesto, exatamente como a oposição cubana esperava. A reforma, afirmava a nota, teria um efeito adverso sobre a economia cubana e desestimularia o investimento privado tanto na agricultura quanto na economia.” (p.207)
ü  A reforma agrária fora o ponto crítico na relação EUA-CUBA.

·         A reação da União Soviética à Revolução, 1959-1960
ü  “Os cubanos estavam mais interessados em fazer aberturas à União Soviética do que o inverso. Eles precisavam vender açúcar. [...] Os russos fizeram um acordo inical em julho para comprar 500 toneladas de açúcar. Essa compra não era em si notável, pois eles haviam comprado uma quantia semelhante em 1955, na época de Batista.” (p. 209)
ü  Os russos estavam alertas na questão cubana. Anastas Mikoyan, vice de Kruschev, assinou um acordo açucareiro com os cubanos, compraria um milhão de toneladas de açúcar /ano. Pagariam 20% em dólares e 80% em produtos. “Eles também concederiam um crédito de 100 milhões de dólares para aquisição de instalações e equipamentos.” (p. 210).



·         “A Primeira Declaração de Havana”: a Revolução marcha diferente, 1960.
ü  A CIA planejava uma sabotagem das refinarias de açúcar em Cuba, já que essa era a principal fonte de riqueza do país.
ü  Eisenhower assinou um decreto diminuindo a cota de açúcar, em junho.
ü  Em resposta, Castro nacionalizou todas as propriedades norte-americanas importantes na ilha. (vide pagina 211)
ü  Vide a Declaração de Havana na página 212.

·         A economia da Revolução, 1959-1961
ü  Guevara estava encarregado da estratégia econômica, ele não era economista, mas um autodidata brilhante.
ü  “Guevara argumentava que a industrialização era a única base verdadeira para o socialismo. Porém, as indústrias existentes em Cuba, pequenas fábricas de garrafas, cimento, detergentes, tinta, papel, sabão, pneus e latas de estanho, em sua maioria, eram propriedades de companhias norte-americanas e fiavam-se na tecnologia daquele país. Guevara teve inicialmente a crença bastante simplista de que Cuba podia importar máquinas e tecnologia soviética por atacado. [...]
Mas a tentativa de implantar esse política rapidamente esbarrou em problemas, alguns deles de natureza cultural.” (p. 216)


0 comentários:

Postar um comentário